_________________________________________________ [+] Música, [+] Estilo e [+] Tendências - Mantido por Wellington Nunes, o ULTRASOUND é o local para a expansão do conhecimento musical/cultural... ▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒

terça-feira, 23 de junho de 2009

Trilha Sonora do Filme More – Pink Floyd [Faixa a Faixa]


O terceiro disco do Pink Floyd, é a trilha sonora do filme Francês “More”, de 1969, é também o primeiro disco da banda sem Sid Barret, fundador e considerado “O gênio louco do Pink Floyd”, que havia deixado a banda um ano antes, após o lançamento do segundo disco – “A Saucerful of Secrets”, nesta época ele já havia pirado, antes mesmo da banda fazer sucesso e transformar-se no que é hoje.


Na trilha sonora, composta e executada pelo Pink Floyd, para o filme, encontramos desde baladas acústicas folks (ainda em desenvolvimento), hard-rocks, de fazer inveja aos roqueiros da época e algumas faixas instrumentais ou experimentais! O disco é bem harmônico e espacial, eles utilizam alguns dos recursos que os tornariam como sendo a mais importante banda de rock progressivo de todos os tempos. LSD – Luz, Som e Dimensão!

A viagem começa com “Cirrus Mind” trazendo sons de pássaros, um minuto de vocal, extremamente calculado, mais passários, trazendo um clima bucólico da igrejinha perto do rio e dando pista de como deverá ser a trilha sonora. Ledo engano (como era de se esperar de uma trilha do Pink Floyd). “The Nile Song” é a segunda faixa da trilha, um fantástico hard-rock!




I was standing by the nile
Whe I saw the lady smile.
I would take her out for a while,
For a while. light tears wept like a child.

Na próxima é “Crying Song”, voltamos às baladas calmas. Clima seco agora, uma letra bem simples e um belo vocal completa a faixa. Neste ponto, nota-se a antítese da banda em confundir, se gostar ok, senão f***ks!

Na faixa quatro “Up the Khynber”, uma instrumental com experimentalismos, tocam como se fosse uma “Jam Session”, porém, o resultado é atingido. A próxima faixa é "Green Is the Colour" mais uma singela e fantástica balada acústica.


A faixa seis da trilha sonora “Cymbaline” – (veja o vídeo do filme "More" com a música - abaixo) na sua segunda versão (especial para o filme). Uma bela balada, boa para viajar! Para a curiosidade de um grande amigo aí vão alguns dos significados de Cymbaline:




1) Folclore: “Cymbaline”, é o nome de um Místico Rei Celta Britânico também conhecido como “Cunobelinus”.

2) Militar: “Cymbaline”, é um artefato bélico usado para localizar radares.

3) Artes: “Cymbaline” é uma peça teatral de William Shakespeare (século. XV - 1611), também baseada em “Cunobelinus”. Alguns críticos frequentemente classificam “Cymbaline”, a peça, como um romance como Othelo, por exemplo. O mote da peça é o usual da época e junta inocência e ciúmes.

As faixas sete e oito, respectivamente, trazem sons instrumentais. A primeira “Party Sequence” é baseada em tambores africanos e funciona como um belo sequence-live. A segunda “Main Theme” é quase uma surf-music um pouco mais lenta! (a nave está andando mais rápido agora)

Na faixa nove voltamos aos hard-rock “Ibiza” (local onde foi gravado o filme), com guitarras rasgadas e um ótimo riff é como se fosse a segunda parte de “The Nile Song”.

I'm so afraid of the mistakes that I made
Taking every time that I wake
I feel like a hard-boiled and cut-up man
So give me a time when the countries will lie on the storyline if kind

A próxima é “More Blues” traz o blues do Pink Floyd, instrumental, onde a guitarra geme e geme! Deixa um gostinho de quero mais! Fazendo lembrar a origem do nome da Banda - que é uma junção dos nomes de dois bluesmans: Pink Andrerson e Floyd Council.

Voltando as faixas instrumentais “Quicksilver” parece ter sido composta para um filme de terror! Inclusive com trovões no inicio e fechando com um super-órgão ao fundo dando o clima.

“Spanish Piece” traz um dialogo de alguém enchendo a cara e falando sobre o amor piegas (Como Wander Wildner Y Sus Comancheros) com o som de violas Andaluzas/flamenco! Boa faixa para pré-encerrar a trilha, faz lembrar também das praias do sul da Espanha com muitas pedras, muitas conchas e o calor infernal nas costas!

Pass the tequila, Manuel (glug, snort)
(Passa me a tequila, Manuel)
Listen, gringo, laugh at my lisp and I kill you
(Ouça, gringo, ria do meu gole e eu mato você)
I think
(Eu acho)
This Spanish music
(Esta música espanhola)
It sets my soul on fire
(Este lugar incendeia minha alma)
Lovely seniorita
(Amável senhorita)
Your eyes are like stars
(Seus olhos são como estrelas)
Your teeth are like pearls
(Seus dentes são como pérolas)
Your ruby lips
(Seus lábios são rubis)

Fechando a trilha “Dramatic Theme”, é mais uma instrumental regada a guitarras rasgadas! Pronto, a atmosfera está pronta para o filme...

3 comentários:

  1. Mas uma vez boa escolha... pink floyd e trilhas sonoras! Cara nem sabia que era trilha sonora este disco!

    Nelson

    ResponderExcluir
  2. Esse foi meu primeiro disco do Pink Floyd, vinil, comprado a preço de banana em um "saldão" na extinta Lojas Brasileiras. Salvei ele das más companhias sertanejas e pagodeiras. Guardo ele até hoje.
    Ainda bem que meu filho nasceu homem, se fosse mulher corria o risco, mesmo que mínimo, de se chamar Cymbaline ou Cymbilaine pra não dar problema na hora da chamada da escola.

    Parabéns pelo artigo Wellington, realmente o filme deve ser "do peru".

    Abraço

    Alcir

    ResponderExcluir
  3. Fala Wellzone!
    Muito bom esse, mas cadê o link prá baixar????? hehehehehe
    Vlw!

    ResponderExcluir